Não existe falta de tempo, existe falta de prioridade.

Quantas vezes você deixou de fazer algo por “falta de tempo”? Você eu não sei, mas eu fiz isso várias vezes. “Não tive tempo”, “estou sem tempo”, “faltou tempo”, “o tempo tá curto” e outras expressões semelhantes parecem os mantras da sociedade moderna. Embora possa, realmente, parecer verdade, essas afirmações são uma mentira. Entendi isso no dia em que meu mentor chegou para mim e disse: “tempo você tem, o que você não tem são prioridades”. Uaau! Que choque de realidade.

Você pode não ter prioridades, tempo você tem!

Você já passou por alguma situação de “ultimato”, “corda no pescoço” ou a famosa “faca no peito”? Você sabe do que estou falando…

  • Pague até amanhã ou tomarei sua casa.
  • Você tem 24 horas para se explicar ou está tudo acabado entre nós.
  • Faça até o fim da semana ou está demitido.
  • Outras.

Já percebeu que em situações assim, em 99% dos casos, nós conseguimos fazer o que é necessário? É que essas situações, que nos colocam contra a parede, têm o poder de atrair todo o nosso foco e energia. Tornam-se prioridades. Por isso, são realizadas na maioria esmagadora das vezes.

Por outro lado, eventos mais flexíveis são deixados “para depois”, “para um momento mais oportuno”, “para um dia com mais tempo”, etc. Conclusão: eles acabam não acontecendo na maioria das vezes. Ou acontecem com muuuito atraso, desperdício, custo e chatice (devido à pressa).

  • Fazer um relatório importante que pode custar a sua demissão é uma prioridade, cuidar da alimentação não.
  • Explicar uma situação para sua esposa que pode custar o seu casamento pode ser uma prioridade, poupar para um futuro tranquilo não.
  • Pagar uma dívida que pode custar a perda de um bem é uma prioridade, eliminar algum vício não.

Dessa forma, coisas aparentemente simples e sem muita importância vão ficando pelo caminho. E coisas urgentes acabam se tornando prioridades.

Tempo: o recurso que é distribuído da forma mais justa no planeta.

Todos têm 24 horas:

  • Empresários, Empregados
  • Ricos, Pobres
  • Negros, Brancos
  • Asiáticos, Sul Americanos, Africanos
  • Famosos, Anônimos
  • Eu, Você

Absolutamente todos. Ninguém foi esquecido. Ninguém recebeu a mais nem a menos. Por isso, eu aceito que me digam: “não fiz porque não priorizei”, mas não aceito “não tive tempo”, “estou sem tempo”, “faltou tempo”, “o tempo tá curto”, etc.

É lógico que, por vezes, podemos acumular funções e atividades importantes e atrasar um pouco (pouco mesmo) a execução das coisas, é até natural. Mas, deixar de fazer é para quem não tem prioridades.

prioridades

As pessoas mais ocupadas que eu conheço (por acaso, as mais bem sucedidas e que realizam mais) sempre encontram tempo fazer fazer diversas coisas, em diversas áreas da vida. E, as pessoas mais enroladas que eu conheço, as que menos realizam, são as que mais usam a desculpa da falta de tempo.

Você pode acreditar na sua falta de tempo se quiser. Mas eu lhe pergunto: é produtivo, para você, acreditar nisso?

Quando falo isso para as pessoas que me rodeiam, elas dizem algo como… “Aaahh, mas você não sabe a vida que eu levo; tenho mulher, filhos, chefe, cachorro, papagaio, etc, etc, etc.. falta tempo mesmo!”. E talvez você, que está lendo isso agora, pode pensar algo parecido.

Minha resposta é: “Se você não faz, é falta de prioridade, não de tempo.”

Você pode acreditar no que quiser meu amigo, mas, se colocar prioridades na sua vida as coisas vão começar a acontecer. Enquanto isso, “faltará tempo” sempre. Dentro das 24 horas de que dispomos no dia, nós temos que fazer a nossa vida acontecer. Não existe hora extra.

  • Sua prioridade é poupar para um futuro tranquilo?
    Comece a poupar e todos os outros custos devem vir depois disso!
  • Sua prioridade é parar de fumar?
    Comece um programa para se livrar do vício e todo o resto deve acontecer depois disso!
  • Sua prioridade é perder peso?
    Entre para uma academia, siga as dicas de alimentação de um profissional e todo o resto deve vir depois disso!
  • Sua prioridade é se tornar um grande artista?
    Concentre-se em desenvolver sua arte, música, etc., e todo o resto deverá vir depois disso!
  • Sua prioridade é ser promovido?
    Coloque seu foco em agregar valor ao seu setor no trabalho e todo o resto deve vir depois disso!
  • Sua prioridade é passar em um concurso público?
    Estude, estude e estude; e todo o resto deve vir depois disso!
  • Sua prioridade é abrir um negócio próprio?
    Busque a informação e os recursos necessários e só faça outra coisa depois disso!

Bem, acho que pegou o espírito da coisa, certo?

O tempo é o nosso bem mais valioso. Se o seu dinheiro acabar, você pode recuperá-lo. Se as suas amizades acabarem, você pode fazer novas amizades. Mas se o seu tempo acabar, não há mais o que fazer. #GrandeLição

E você, tem prioridades?

Você tem o hábito de definir prioridades? Consegue usar bem o seu tempo? Ou está sempre “embolando” tudo e enrolando suas atividades de forma a não ter tempo para nada? Enriqueça esse conteúdo, comente :)

Até qualquer hora,

Duda

Gostou? Receba atualizações por e-mail!

4 comentários sobre “Não existe falta de tempo, existe falta de prioridade.

  1. Primeiro quero lhe parabenizar por ensinar essas lições, suas lições são de grande importância, você não sabe o quanto suas lições tem me ajudado a crescer como ser humano.

    • É muito gratificante para mim saber disso, Fernando. Espero oferecer ainda mais valor no futuro. Um feedback como o seu me motiva a compartilhar cada vez mais experiências e conteúdo. Volte sempre :)

  2. Olha,realmente tenho que concordar com o Fernando ,vc caiu do céu p/ mim estava toda enrolada pois´,decidi prestar um concurso publico mas estava meio perdida depois que li suas grandes lições consegui me focar e estou estudando,estudando mais uma vez muito obrigada
    continui nesse caminho vc é uma pessoa além de com certeza bem sucedida é uma pessoa ESPECIAL…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>